domingo, 25 de setembro de 2011

O Algarve Central já está em Movimento - Sustentável!

Viveu-se hoje uma tarde memorável no centro de Faro, com excelente adesão à iniciativa mundial Moving Planet - na nossa região sob o lema "Algarve Central em Movimento", apelando a alternativas de transportes mais ecológicas, económicas e saudáveis.
Os grupos de participantes foram chegando dos vários pontos dos 4 concelhos envolvidos. 


O desfile proveniente de Olhão, mobilizado pela APOS, animou as ruas de Faro, com várias dezenas de ciclistas, que fizeram o percurso desde a sua cidade acompanhados por magníficas charretes e cavaleiros, graças à colaboração da Associação Arte Equestre. Outros participantes liderados pela associação MOJU optaram pelo comboio para se juntar à concentração no Jardim Manuel Bívar.

Mais de 3 dezenas de ciclistas chegaram de Loulé e Almancil num percurso que contou com o apoio do Club BTT Terra de Loulé, estando a dinamização do Planeta em Movimento no concelho a cargo da Associação Almargem.
Também a partir de S. Brás de Alportel um grupo de ciclistas enfrentou os desafios da estrada para chegar a Faro, mobilizado pela associação Al-Portel.
O concelho de Faro fez-se igualmente representar por um grupo que veio de bicicleta desde St.ª Bárbara de Nexe, com o apoio da respectiva Junta de Freguesia - de cuja iniciativa resultou de resto já um traçado do trajecto percorrido que é agora tornado público (mapa aqui) para ser utilizado pelos interessados - e espera-se, em breve, melhorado...
Também de Montenegro, liderado pelo Ginásio Corporeus chegou um grupo, neste caso misto, de ciclistas e caminhantes - estes últimos atestando que com adequada manutenção o caminho da zona ribeirinha poderá servir a públicos variados.
Dentro das ruas da cidade de Faro o desfile desde o Jardim da Alameda, acompanhado pelo Glocal Faro, ganhou em colorido com os triciclos e bicicletas de 2 lugares cedidos pela MegaSport.
Na Doca de Faro os participantes eram aguardados por um grupo de canoas cuja participação foi possível graças ao Sport Faro e Benfica - e que embora não se pudessem juntar às pessoas em terra, fizeram chegar uma canção especialmente ensaiada para a ocasião!
Animação foi porém coisa que não faltou durante todo o evento, com a empenhada colaboração do Sin-Cera, Grupo de Teatro da Universidade do Algarve.
Mas houve também, naturalmente, momentos "mais sérios", com intervenções dos promotores do evento e testemunhos e contributos de vários participantes/público em termos de identificação de problemas e propostas de resolução, ao nível dos transportes públicos, das condições de circulação de peões e da utilização de bicicletas para as deslocações quotidianas. Um Manifesto (aqui) apelando a soluções urgentes e colectivas de mobilidade sustentável no Algarve Central foi lido, em nome de todos os presentes, pelo actor Luís Vicente.
Como forma de avançar na sua concretização propôs-se a criação de uma plataforma intermunicipal de entidades e cidadãos, ficando também combinada para breve a realização de uma mesa redonda para assumir compromissos concretos - evento que a Cívis se ofereceu para acolher, em nome de todos os restantes organizadores do Algarve Central em Movimento (Glocal>Faro, Almargem, APOS, Al-Portel).
O evento contou com a presença da Junta de Freguesia da Sé e a Vereadora da Câmara Municipal de Faro Arq. Teresa Correia. O Eng.º Macário Correia, encerrou o evento, enquanto Presidente da AMAL, tendo recebido um caderno de Pistas de Acção (aqui), compilado pela organização a partir dos contributos de diversas entidades e cidadãos - como ponto de partida para todo o trabalho que se irá continuar a desenvolver em conjunto.

Pode ver mais fotos nos álbuns aqui (Glocal e Sin-Cera - em actualização) e aqui (CycloWeb) e aqui

Outra documentação sobre mobilidade sustentável - incluindo contributos/propostas que nos queiram fazer chegar podem ser encontrados aqui

E se estiver disponível para colaborar nesta área - ou quiser simplesmente receber notícias do Glocal sobre o tema contacte-nos para glocalfaro@gmail.com


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Algarve Central em Movimento" - não fique apeado! ;-)

Se gostaria de participar nas actividades do "Algarve Central em Movimento" entrando num dos percursos de bicicleta mas não tem nenhuma... há agora uma solução!
A MegaSport, que vai colaborar no evento, põe à disposição dos interessados a hipótese de aluguer a um preço reduzido, de 5€ por bicicleta. As reservas devem ser feitas até às 15h00 de amanhã, dia 23, para o e-mail rentabike@megasport.pt ou pelo telefone T. 289393044.
As bicicletas serão entregues no Jardim da Alameda e recolhidas no Jardim Manuel Bívar, ou, para quem partir de outros pontos, poderão igualmente ser levantadas e entregues na MegaSport – Estrada Nacional 125, km89, Quatro Estradas, entre as 09h00 e as 13h00.

A participação da MegaSport vai trazer outras novidades ao evento, em particular quanto aos veículos que vão entrar no desfile que sairá do Jardim da Alameda em Faro, às 16h30 :-) Apareça para ver! :-)

Lembramos que são os seguintes os restantes locais e horas de partida de percursos que incluem ciclistas neste acção de mobilização mundial do próximo sábado, dia 24 de Setembro:

- de Montenegro, frente ao Ginásio Corporeus, às 16h15 (também a pé)
- do centro de Stª Bárbara de Nexe, Feira de Artesanato, às 15h30
- dos Mercados de Olhão, às 15h30 (também de charrete a cavalo)
- de Loulé, frente à Câmara Municipal, às 14h30
- de Quarteira, Praça do Mar, às 14h45
- de Almancil,- Pastelaria Bolo Rei, às 15h45
- de S. Brás de Alportel, Largo de S. Sebastião, às 14h30

Veja toda a informação na página Planeta em Movimento e nos folhetos dos percursos:



sábado, 17 de setembro de 2011

Tertúlia "Mobilidade Urbana" - Loulé, 22 de Setembro

A dois dias do "Algarve Central em Movimento", integrado no evento mundial Moving Planet, que visa a promoção das alternativas aos combustíveis fósseis e a procura de um futuro sustentável, a Associação Almargem promove um espaço de debate em torno da temática da mobilidade urbana

Venha conhecer o Moving Planet com Vanessa Sousa (GLOCAL > Faro) e discutir as problemáticas da mobilidade urbana na companhia da Prof.ª Manuela Rosa (Univ. do Algarve), num serão sustentável na Sede da Almargem.

DINAMIZAÇÃO:
Prof.ª Manuela Rosa (Especialista em Mobilidade - Univ. do Algarve)
Vanessa Sousa (GLOCAL > Faro)

LOCAL: Sede da Almargem - Rua de S. Domingos nº 65, Loulé
HORÁRIO: 21h00

INSCRIÇÕES:
Garanta gratuitamente o seu lugar através de inscrição prévia para o Tlf. 289 412 959 ou Tlm.938 771 316.
ORGANIZAÇÃO:
Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve

Dia 24 de Setembro todos os caminhos vão dar à Doca de Faro!

Não dá para divulgar um a um, pois são muitos os grupos que já no próximo sábado, 24 de Setembro, vão pôr o Algarve Central em Movimento! Pode aceder aos folhetos detalhados de cada percurso aqui:


E já sabe também que encontra muito mais informação na página que dedicamos a este dia de acção mundial: http://glocalfaro.blogspot.com/p/planeta-em-movimento.html

Agora só falta aparecer!:-)

Ah, não se esqueça: para mostrar que estamos todos juntos nesta causa, os participantes são convidados a usar camisola branca - se possível trazendo também imagem do evento estampada ou impressa em papel. Tem alguns exemplos aqui - mas pode também, claro, inventar o seu próprio cartaz/t-shirt apelando à mobilidade sustentável!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Junte-se ao Planeta em Movimento - partindo de Faro... por mar!

Continuando a divulgar como se podem juntar ao evento mundial do próximo dia 24, sábado, em Faro... a proposta desta vez é para os que queiram partir de próximo... mas com espírito mais aventureiro! :-)
Poderão então partir de canoa! a partir do Posto Náutico, Sport Faro e Benfica, na Doca de Faro às 15h30. A proposta parte da secção de canoagem do próprio Sport Faro e Benfica, que está a dar todo o apoio a esta iniciativa proporcionando a utilização gratuita do seu equipamento para este percurso! (seguro não incluído) 
As inscrições são porém indispensáveis - veja o folheto junto:

Mas claro, todos os meios de deslocação, desde que não motorizados, são bem-vindos: o essencial mesmo é estar às 17h no Jardim Manuel Bívar/Doca de Faro - para, neste dia de mobilização global, mostrar que para manter o Algarve Central em Movimento precisamos de transportes mais económicos, ecológicos e saudáveis!

Parceiros/Apoios neste percurso:
Junta Freguesia da Sé

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Junte-se ao Planeta em Movimento - partindo de Faro

Já sabe: contamos com todos no próximo dia 24, sábado, às 17h no Jardim Manuel Bívar/Doca de Faro - para, neste dia de acção mundial, mostrar que para manter o Algarve Central em Movimento precisamos de transportes mais económicos, ecológicos e saudáveis!

Para chegar a este local de concentração, vários grupos vão partir de bicicleta, a pé, de transporte público, etc., de várias localidades de Loulé, Olhão, S. Brás e Faro. Nos próximos dias daremos todos os detalhes dos diversos percursos previstos, para que escolha a que grupo se juntar.

Mas para aqueles que queiram partir de mais próximo deixamos desde já os pormenores quanto ao trajecto que partirá de Faro, dos portões do Jardim da Alameda (junto ao IPJ) às 16h30 (encontro às 16h15)
Este é o percurso mais fácil, onde esperamos ver inclusive pessoas com mobilidade reduzida - chamando a atenção para que as condições de acessibilidade devem servir a todos!  Mas todos os meios de deslocação  (não motorizados!) são bem-vindos neste grupo: vamos fazer a festa! :-)

domingo, 4 de setembro de 2011

3º TrocAqui - Mercado de Setembro

Aconteceu hoje a 3ª edição do Mercado de Trocas de Faro. E o número de participantes vai crescendo! Para além das pessoas individuais, que continuam a aparecer para conhecer, mas também cada vez mais já preparadas para trocar, o TrocAqui contou com a presença de novas associações.
 
Desde o 1º mercado, não é já surpresa a grande diversidade de oferta de produtos e serviços da AAPACDM.
E Associação de Boxe do Algarve, cumprindo a promessa da presença anterior, ofereceu desta vez uma demonstração da sua actividade!
Nova foi a participação do Movimento Pais em Rede - "Juntos por pessoas especiais", que trocou vários produtos, aproveitando também para dar a conhecer o seu trabalho.
E da Delegação de Faro da APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas - que para além de contribuir para aumentar o número de crianças participantes no mercado ;-) trouxe também um produto de grande interesse para a troca nesta altura do ano: livros escolares!
 
Roupas de bébé, equipamento de campismo, material de escritório, até pneus, foram exemplos de algumas das outras novidades em termos de produtos do Mercado - a juntar ao muito que já se encontrava em edições anteriores : roupa, ervas aromáticas, "brindes" vários, bijouteria, compotas, livros, DVDs, (deliciosas!) bolachas caseiras, brinquedos, cintos, etc. etc.
Mais fotos aqui
Contamos consigo para a próxima - a 2 de Outubro!